Terça-feira, 26 de Março de 2019
Saúde

Entenda por que o seu cérebro precisa que você leia todos os dias

A leitura coloca seu cérebro para trabalhar. Ela é para a mente o que o exercício é para o seu corpo.

Publicada em 07/01/19 às 20:59h - 232 visualizações

por Tribuna dos Vales


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Tribuna dos Vales)
Untitled Document

A leitura nos dá liberdade para vagar pela extensão do espaço, tempo, história e oferecer uma visão mais profunda de ideias, conceitos, emoções e corpo de conhecimento.

Roberto Bolaño diz: “Ler é como pensar, como rezar, conversar com um amigo, expressar suas ideias, ouvir ideias de outras pessoas, ouvir música, olhar a vista, dar um passeio na praia.”

Enquanto lê, seu cérebro está ativo – crescendo, mudando e fazendo novas conexões e padrões diferentes, dependendo do tipo de material que você está lendo.

Quando lemos, nossos cérebros mudam e se desenvolvem de maneiras fascinantes.

Ao ler essas palavras, seu cérebro está decodificando uma série de símbolos abstratos e sintetizando os resultados em ideias complexas.

É um processo incrível.

O cérebro de leitura pode ser comparado ao esforço colaborativo, em tempo real, de uma orquestra sinfônica, com várias partes do cérebro trabalhando juntas, como seções de instrumentos, para maximizar nossa capacidade de decodificar o texto escrito à nossa frente.

A leitura reconfigura partes do seu cérebro. Maryanne Wolf explica em seu livro Proust and the Squid: The Story and Science of the Reading Brain:

Os seres humanos inventaram a leitura apenas alguns milhares de anos atrás. E com essa invenção, rearranjamos a própria organização de nosso cérebro, o que, por sua vez, expandiu as maneiras pelas quais fomos capazes de pensar, o que alterou a evolução intelectual de nossa espécie… A invenção de nossos ancestrais só poderia acontecer por causa da extraordinária capacidade do cérebro humano de fazer novas conexões entre suas estruturas existentes, um processo possibilitado pela capacidade do cérebro de ser remodelado pela experiência.

A leitura envolve várias funções cerebrais, incluindo processos visuais e auditivos, consciência fonêmica, fluência, compreensão e muito mais.

As mesmas regiões neurológicas do cérebro são estimuladas tanto na leitura de algo quanto na experiência em si.

De acordo com a pesquisa em curso nos Laboratórios Haskins para a Ciência da Palavra Falada e Escrita, a leitura, ao contrário de assistir ou ouvir mídia, dá ao cérebro mais tempo para parar, pensar, processar e imaginar a narrativa.

Ler todos os dias pode atrasar o declínio cognitivo no final da vida e manter os cérebros mais saudáveis.

Aumenta o raciocínio fluido

Por que você deve ler?

Pesquisas mostram que a leitura não apenas ajuda na inteligência fluida, mas também na compreensão de leitura e na inteligência emocional.

“Inteligência fluida” é a capacidade de resolver problemas, entender coisas e detectar padrões significativos.

A leitura pode aumentar a inteligência fluida, o que também melhora a compreensão da leitura.

Pesquisas em Stanford mostraram uma diferença neurológica entre a leitura por prazer e a leitura focada, como se fosse um teste.

O sangue flui para diferentes áreas neurais, dependendo de como a leitura é conduzida.

Um estudo de 2011 publicado na Revisão Anual de Psicologia encontrou sobreposição em regiões do cérebro utilizadas para compreender histórias e redes dedicadas a interações com os outros.

A leitura deixa você emocionalmente inteligente

Por que você deve ler?

A ficção é uma experiência social.

O processo de leitura desempenha uma importante função social.

Ao ler ficção, você imagina mentalmente o evento, a situação, os personagens e os detalhes descritos pelo autor.

É um processo de imersão total.

Em seu livro Bird by Bird: Some Instructions on Writing and Life, Anne Lamott escreve:

"Para alguns de nós, os livros são tão importantes quanto quase qualquer outra coisa na Terra. Que milagre é esse que, a partir desses quadrados de papel pequenos, planos e rígidos, se desdobram mundo após mundo, mundos que cantam para você, que trazem conforto e tranquilidade ou que o excitam. Os livros nos ajudam a entender quem somos e como devemos nos comportar. Eles nos mostram o que comunidade e amizade significam; eles nos mostram como viver e morrer”.

Os psicólogos David Comer Kidd e Emanuele Castano, da Nova Escola de Pesquisa Social de Nova York, provaram que a leitura de ficção aumenta a capacidade de detectar e compreender as emoções das outras pessoas, uma habilidade crucial para navegar em relações sociais complexas.

Leia: 17 características de sucesso que fazem qualquer um se destacar da multidão

“O que os grandes escritores fazem é transformá-lo no escritor. Na ficção literária, a incompletude dos personagens leva sua mente a tentar entender as mentes dos outros”, disse Kidd.

Pesquisadores da Emory University descobriram que a leitura de um romance aumenta as conexões nas partes do cérebro que lidam com a recepção da linguagem.

O principal autor do estudo, o neurocientista Gregory Berns, diz que também a leitura também aborda um processo conhecido como cognição fundamentada.

As mudanças neurais que encontramos associadas aos sistemas de sensação física e movimento sugerem que a leitura de um romance pode transportá-lo para o corpo do protagonista… Já sabíamos que boas histórias podem colocá-lo no lugar de outra pessoa, no sentido figurado. Agora estamos vendo que algo também pode estar acontecendo biologicamente”. — Gregory Berns

Melhora a concentração

Por que você deve ler?

Em um intervalo de 30 minutos, a pessoa média dividirá seu tempo entre trabalhar em uma tarefa, verificar e-mail, conversar com colegas, ficar de olho nas mídias sociais e reagir constantemente às notificações.

A leitura não apenas melhora a conectividade do seu cérebro, mas também aumenta a atenção, o foco e a concentração.

Se você se esforçar para se concentrar, a leitura pode melhorar seu tempo de atenção.

Quando você lê um livro, toda a sua atenção está concentrada na história, ou em adquirir uma melhor compreensão de um tópico em particular – o resto do mundo simplesmente desaparece e você pode mergulhar em todos os detalhes que está absorvendo.

Livros com estruturas melhores nos encorajam a pensar em sequência – quanto mais lemos, mais nossos cérebros são capazes de ligar causa e efeito.

Tente ler por 15 a 20 minutos de manhã, antes do trabalho (ou seja, no seu trajeto matinal, se você pegar o transporte público).

Você ficará surpreso com o quanto você estará mais concentrado quando chegar ao escritório.

Perder-se em um livro é o maior relaxamento!

Abrace o hábito da leitura

Por que você deve ler?

Em um mundo onde a informação é a nova moeda, a leitura é a melhor fonte de aprendizado contínuo, conhecimento e aquisição de mais dessa moeda.

A leitura requer paciência, diligência e determinação.

A leitura é como qualquer habilidade. Você tem que praticá-la regularmente e constantemente.

Quer você prefira o brilho sedutor e a conveniência de um smartphone ou o senso de controle de um livro de papel, de qualquer forma, arrume um tempo para ler.

Da próxima vez que você escolher um livro da prateleira, ou baixar um novo título no seu Kindle, pare e pense sobre o que está lendo – isso pode impactá-lo mais do que você imagina!

Quantos livros você lê por ano? Comente!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Medium escrito por Thomas Oppong.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e incentive-os a lerem mais!





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentários


Romário

08/01/2019 - 08:57:03

Muito bom.esse documentário sobre a leitura ❤


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






Nosso Whatsapp

 (88) 99609-5928

Visitas: 681015
Usuários Online: 142
Copyright (c) 2019 - Tribuna dos Vales